Pílulas da Beleza, alguém já ouviu falar nelas?

São pílulas multicoloridas que contêm uma associação de vitaminas, minerais, carotenoides e flavonoides, entre outras substâncias antioxidantes, com a missão de combater as carências nutricionais, a oxidação dos tecidos e estimular as funções da pele para restaurar a beleza do corpo e do rosto. Elas surgiram da necessidade de nutrir internamente a pele, o que nem sempre pode ser feito pelos cremes de fora para dentro.

Uma dúvida comum é sobre a diferença entre os nutricosméticos e suplementos vitamínicos comum. Em geral, eles oferecem minerais e vitaminas em uma forma  que permite a melhor absorção pelo organismo.

Sua composição básica são as chamadas substâncias antioxidantes, aquelas que compatem os radicais livres que promovem o envelhecimento cutâneo, diminuem a vitalidade dos cabelos e unhas. São compostos como as vitaminas A, C e E, o licopeno, os bioflavonoides, as, o ácido fenólico e a quercetina. Substâncias capazes de prevenir o envelhecimento precoce das células. 

dicadermatologia

Tais nutrientes são encontrados em alimentos como o tomate, frutas cítricas, vegetais, chá verde etc. Mas na correria do dia a dia, muitas vezes, não conseguimos ingerir as doses adequadas desses nutrientes, surgindo nesses casos a necessidade de reposição. Além disso,  a exposição solar, tabagismo, uso de álcool e doenças auto imunes podem acelerar a produção de radicais livres acelerando o envelhecimento cutâneo com o surgimento de rugas, manchas, desidratação da pele etc.

Ainda não há estudos definitivos e independentes (que não sejam financiados pela indústria farmacêutica) que comprovem a real prevenção em humanos . As indicações para o uso são feitas conforme a  necessidade e estilo de vida de cada paciente, baseando-se na eficácia observada nos consultórios médicos. 

Os efeitos podem ser observados a partir de 3 meses de uso

Lembrando que o uso individual dessas substâncias não são recomendados. A higiene, hidratação e uso de fotoprotetor são cuidados indispensáveis. Além de que uma dieta equilibrada pode fornecer grande parte desses agentes “antienvelhecimento”.

Mariangela Resende San Giacomo

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP

Residência Médica em Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética pela Faculdade    de Medicina de Botucatu –        UNESP

Título de Especialista em Dermatologia pela  Sociedade Brasileira de Dermatologia

Consultório: Rua Quintino Bocaiúva 1026, Vila Seixas, Ribeirão Preto – SP

TEL: (16) 32365554

 E-mail: mari_ananete@yahoo.com.br