Ok, eu deveria fazer dicas de viagem de alguns lugares bem antes de fazer alguma coisa sobre a Itália.

Estou devendo post da Califórnia, de Boston, mais detalhes de NY, Disney e até mesmo Paris…e eu vou lá e passo a Itália na frente. Mesmo porque, já devia ter postado essas informações há alguns meses atrás! hahah

Bom, eu tenho minha desculpa. Aliás, tenho duas. A primeira é que está tudo fresquinho na cabeça e estou com o roteiro prontinho para passar para vocês. A segunda e mais importante é que passados mais de 6 meses da minha volta, estou MORRENDO de saudade de TUDO o que eu vivi por lá.

the_self_made_girl_Italia

Sabe quando você tem dias tão perfeitos que parecem que foram sonhos? É exatamente assim que eu me sinto. Foi tudo tão lindo, desde o primeiro momento que coloquei o pé no Aeroporto aqui de São Paulo no terminal novo (que está muito bom..by the way), até o voo que eu finalmente consegui dormir (com uma ajudinha, mas consegui) e a chegada em Roma. Sonho, foi isso que vivi por lá.

the_self_made_girl_Italia

Tanto que deixei vaidade de lado e comi como nunca comi na vida. Foi tudo muito intenso, o dia era intenso, muita coisa para fazer, tudo muito rápido, quase não dava tempo de admirar tudo o que a aquele país merece. Nem acho que meus olhos foram capazes de absorver tudo. Sério gente, é tudo muito lindo. Paisagens lindas, comida linda, arte linda, pessoas lindas…que acho que a mente nem consegue associar tudo. hahahah. Até as coisas “toscas”, “pitorescas” acabam ficando muito bonito por lá.

the_self_made_girl_Italia

Mas chega de sentimentalismo, eu fiz um post só para isso chamado – Minha viagem para Itália – lá eu conto um pouco melhor o quão especial essa viagem foi e abri meu coração um pouquinho mais.

A intenção desse post é ajudar você que está indo ou pensando em ir para Itália. Então, vamos ser práticas.

Sabrina, quais cidades você visitou?

Não sei! hahhaha. Eu passei por muitas cidades pequenas, mas vou tentar listar todas aqui:

Roma, Florença, Assis, Perugia, Lucca, Pisa, San Gimignano, Monteriggioni, Siena, Montepulciano, Cortona, Veneza, Milão, Verona, Livigno, Bologna

Com certeza esqueci alguma

O que tem de melhor para fazer em cada uma delas?

Não se engane, a Itália não é como uma grande viagem para os EUA. Uma cidade pode ter milhões de coisas para fazer, como Roma, ou ter apenas um passeio sem compromisso. Quando eu fiz os roteiros daqui achava que tinha milhões de coisa para ver e que tudo era muito longe! Leve engano, isso aconteceu no MÁXIMO em Roma. Em Florença, por exemplo, tudo é muito perto. Basta você andar 5, 10 minutos no máximo. Sei lá, é como se você estivesse andando em um bairro em São Paulo, e a vista é sempre tão linda, que a gente quase não percebe a caminhada.

Outras “cidades” como Siena e San Gimignano exige apenas que você saia andando. Eu sai daqui muito insegura…”Como eu vou para uma cidade sem saber o que tem de bom para fazer nela?”, isso pq a gente não fez roteiro para as cidades menores, deixamos para decidir isso por lá. Gente, sério, toda cidade tem uma igreja e um castelo, tudo muito perto…de resto basta sair andando.

E ah, toda cidade tem uma sorveteria MARAVILHOSA para você experimentar. Qual? A que você olhar e simpatizar. Eu fui em algumas indicadas e entrei em outras porque eu quis…não errei NENHUMA vez.

Vou deixar aqui embaixo o meu roteiro da forma como nós montamos, apenas com isso e Internet você consegue se virar facilmente na Itália.

Vocês montaram a viagem toda sozinhos?

Não. Avião, hotéis, trens e um passeio foram todos planejados pela agência de turismo Sergio’s aqui de Limeira. Nós só tivemos que nos preocupar com os roteiros dos dias. A sugestão de tempo em cada cidade também veio deles.

Mas eu conheço amigas que fazem tudo sozinha. Tudo depende do quanto tempo e prática você tem para isso.

– Qual cidade você mais gostou?

Difíííciiiilllll!!! Eu AMEI Roma. Mas me APAIXONEI por Florença. Talvez pq ela tenha sido a cidade “base” para nossos passeios por outras cidades. Ela fica bem ali perto da Toscana (ou na Toscana, não sei, hhaha), então tem MUITA cidadezinha linda para visitar em volta. Mas a cidade em si é encantadora também, tem igreja, tem a feira mais fofa que já vi na vida, tem castelo, tem ponte, tem rio, tem sorveteria, tem muita comida boa, tem Bisteca à Fiorentina (hahah). Eu Amei Florença, então não deixe de visitar. É encantadora.

the_self_made_girl_Italia the_self_made_girl_Italia the_self_made_girl_Italia the_self_made_girl_Italia

E Veneza? éééééé, mais ou menos, mais ou menos. Lógico que achei a cidade linda, é muito diferente água por todos os lados. É incrível, na verdade, pensar que as pessoas vivem daquela forma, que faz parte da vida delas, que elas acham normal pegar um barco “busão”. As ruelas são lindinhas, a cidade é bem animada a noite, tem MUITO comércio e restaurantes. Buttt…dois traumas, pombas e arrastar a mala para lá e para cá. Brincadeiras a parte, eu não sei se acharia legal gastar mais de 2 dias na cidade, por isso não cai de amores por Veneza. Pode ser que ficando mais tempo o amor seja maior. Mas, tem UMA coisa que eu eu AMEI por lá….a prisão que começa na ponte dos suspiros! Gente, parece filme! Muito legal.Você entra na prisão pelo Palazzo Ducale, perto da praça São Marcos.

 

O que você mais gostou na Itália?

A COMIDA! hahahaha. As igrejas são lindas, as artes são incríveis. Mas chega uma hora que você se convence que tudo é lindo por ali e seus olhos ficam meio anestesiados sabe?  No último museu que eu entrei eu pensei: Mais coisa bonita. Sério, as Galerias, os Palácios, os museus, as casas antigas…TUDO é arte ali. É o começo de tudo! Tem muita história de guerra, mas é tão lindo tudo…nossa gente, sério, não tem como explicar. Todos os detalhes, os tetos pintados, tudo!

the_self_made_girl_Italia

Mas, aaaaa a comida, da comida a gente não cansa nunca! hahahahha. Ok, chegou uma hora que ela não cabia mais no meu estômago, mas eu fazia questão de comer pq eu queria experimentar TUDO. Carbonara, bolonhesa, molho branco, vermelho com tomates frescos, massa fresca, massa pronta, massa recheada, risoto, chocolate, Gelato (por favor não diga sorvete na Itália, e sim, eles são a mesma coisa…mentiram para a gente no Brasil. A diferença é que é MUUUITO MELHOR), carne, frango, porco, tiramisu, carpaccio, vinho, suco, iogurte…eu quis provar TUDO!

Eu comi DEMAIS, demais mesmo. Chegou uma hora que não ia mais. Eu comia duas garfadas e não aguentava mais. Tive que começar a escolher entre o jantar e o almoço e ai me jogava nos Paninis (thanks Gi).

Como você tomou Gelato no inverno?

O sorvete deles é diferente do nosso. Não tem gelo. Então, quase não é gelado. É quase um creme na geladeira, fresco. Nada que gela a cabeça sabe? E é cremoso, é saboroso. A gente não sente gordura, sem o gosto dos ingredientes. Recomendo: qualquer um de Nutella, Morango, Pistache, Avelã e Ricota. Ah, Limão Siciliano foi meu preferido. hahaha.

the_self_made_girl_Italia

Quais dicas você dá para quem está indo para Itália?

Verifique a temperatura, frio é frio, apesar de parecer “ok” 10 graus, não esqueça que pode ventar e a sensação térmica é muito menor.

COMA muito! Não vá com essa de querer manter peso. Aliás, se está indo com programação de tempo, emagreça e vá. Não pense em peso nessa viagem. COMA tudo o que você puder comer. PIZZA!! Não esqueça da Pizza. E faça como eu…procure se colocar como meta tomar um Gelato por dia! A gente come muito, mas anda muito também…então, a situação fica melhor do que esperamos.

Não vá no verão! hahahha. Ok que dizem que a Itália é mais encantadora no verão, mas gente….sério, me escutem aquele país é cheio demais!!!!! tinha dia, em praças teoricamente pequenas que tinha uma maior concentração de gente do que tem na Broadway em NY, e olha que sempre está muito cheio por lá. É cheio, tem muita gente, e quando isso acontece a gente não consegue fazer os passeios direito. Imagina o Museu o Vaticano no verão? Meuuuu pai! Vá em baixa temporada, você pode pagar mais barato e ainda ter mais chance de ver as coisas. Mas ah, no inverno, final de ano, muita coisa fecha para reforma ou para férias mesmo. Então, procure um meio termo. Nós pegamos um feriado e foi quase impossível andar ou fazer qualquer coisa nesses dias.

Se você for para os alpes ainda pega neve!

the_self_made_girl_Italia

Alugue um carro e vá conhecer as cidades menores, ou vá de trem, mas não deixe de ir. As cidades menores são encantadoras, tem muros que mostram a história desse país e tem muita coisa local legal de conhecer. Inclusive o estilo de vida. Nada faz a gente crescer mais e abrir a cabeça do que ver que existem milhões de formas de viver nesse mundo e não só esse que conhecemos. E na Itália é assim, a vida nessas cidadezinhas são beeeem diferente das nossas.

Ah, alguns estabelecimentos fecham para o almoço…ou seja não vá entre 12/13 – 14/15. Pesquise. E no inverno, as coisas também fecham mais cedo, então se certifique que está vendo o horário de inverno e não o de verão se estiver indo nessa época.

Vá na Galleria Borghese em Roma, ela tem um parque em volta LINDO e que você pode alugar um bicicleta e dar um passeio tranquilo. Vale a pena!

Compre os guias de áudio dos museus e galerias se puder. Eles custam cerca de 5 euros por pessoa, mas tornam os passeios MUITO mais legais. Eu e o Lu descobrimos isso quase no final de Florença e deixamos de escutar muita informação legal. Sair andando por um monte de quadro e móveis pode ficar um pouco sem sentindo em alguns momentos.

Tente fazer um passeio com degustação de vinhos…é muito legal ver como os italianos enxergam a bebida.

Os italianos não são muito cordiais, hahah. Ou melhor, são muito sinceros e transparentes. Então, não espere sorrisos, blá blá blá, puxa saquismo ou atendimentos perfeitos nos lugares que você for. Principalmente nas cidades menores e mais autênticas.

Aproveite os prazeres desse país! Viva! É um sonho estar na Itália! Aproveite, pq eu te garanto que você vai sentir MUITA falta assim que chegar de viagem.

the_self_made_girl_Italia

Segue abaixo o Roteiro que nós fizemos nas primeiras semanas – e fique tranquila para usá-lo como uma das suas bases de viagem, eu juntei uns 10000 roteiros em um, e fiz questão de ter certeza que estava fazendo tudo o que precisava fazer para cada cidade.

Na última semana, ficamos um pouco presos por causa dos compromissos que tínhamos por lá e fomos fazendo o que “dava” – Milão, Livigno e Bologna.

Roteiro – Itália (15% de gorjeta em cafés e restaurantes e 10% em taxi)

5 de Dezembro – Sexta-Feira 

  • Chegada em Roma – Translado Carrani
    • Hotel: Diana
  • Passeio Vaticano – Sorveteria Old Bridge
  • Percorrer avenida para Castelo Sant’Angelo

6 de Dezembro – Sábado

  • Coliseu (comprar guia por vídeo)
  • Arco de Constantino
  • Vila dei Fiori Imperial
  • Altare della pátria (loba+Rômulo+ Reno)
  • Galleria Borghese
  • Roma x Sassuolo (Estádio Olimpico)

7 de Dezembro – Domingo 

  • Ir do Hotel a pé até Piazza della República
  • Piazza del Popolo (metrô linha A, 3 paradas, estação Flamini) – restaurante Dilla
  • Piazza Spagna  (Via del Corso)
  • Via Condotti
  • Piazza de Montecito
  • Fontana de Trevi
  • Pantheon (via del corso)
  • Piazza Navona + Campo dei Fiori

Sorvete Giollit

8 de Dezembro – Segunda-Feira

  Saída de Roma: Chegada em Florença: Descer na estação Santa Maria Novella (SMN)

–  Hotel: Boscoli Astoria

Santa Maria Novella -> Basilica de Santa Maria Del Fiori

  • Capela dos Medice + Basilica de San Lourenço
  • Duomo View + Battistero
  • Campanile del Giotto
  • Piazza Della Republica
  • Centro histórico
  • Piazza Della Signoria
  • Palácio Vecchio (Loggia dei Lanza – 9h00 até 00h00 – 6,5 museu ou 10 euros para subir na torre)
  • Rio Reno
  • Ponte Vecchio (linda)

Restaurantes: Sostanza – Via del Porcellana

Ciro and Sons

9 de Dezembro – Terça-Feira

  • Galleria della Accademia (é bem pequena, mas tem o David)
  • Casa di Dante
  • Piazza de Santa Croce – tem vida noturna
  • Galleria Degli Uffizi
  • Piazale Michelangelo

Opções:

  • Pallazo Pitti e seus jardins
  • San Minalto de Monte

10 de Dezembro – Quarta-Feira

  • Passeio por Siena, San Giminiano e Chianti

11 de dezembro – Quinta – Feira

Pegar Carro – opções:

  • Arezzo
  • Cortona
  • Montepultiana
  • Assisi
  • Perudia

12 de Dezembro – Sexta-Feira

  • Pisa
  • Lucca
  • Livorno

 Saída de Florença  – Trem

hegada em Veneza – Santa Lúcia

 –  Hotel Principe

13 de Dezembro – Sábado  

  • Ir de Vaporeto ou Taxi para Praça de São Marcos
  • Palazzo Ducale
  • Ponte dos suspiros
  • Torre dele’orogio (Edifício)
  • Campanário de São Marcos – subir  (podemos ir para praça de Santa Maria Formosa e para Basílica dei Santi Giovanni)
  • Basílica de São Marcos (entrar) – atrás Pala d’oro
  • Fazer passeio de Gôndula (Na frente do Hard Rock)
  • Basílica de Santa Maria Della Salute
  • Pallazo Salute
  • Academia de Belas Artes – Galeria
  • Ponte Rialto
  • Rialto Mercado
  • Ca’Pesaro – Galeria
  • Galleria Giorgio ca’d’oro

Restaurante: Da mano

Alguém já foi para esse país MARAVILHOSO e tem mais alguma dica para dar que eu tenha esquecido?