Eles andam o dia todo pra lá e pra cá, ficam espremidos em sapatos apertados ou sobre saltos altos… Enfim, os nossos pés sofrem muito! E depois de tudo isso quem não gosta de uma massagem nos pés, não é mesmo?

Ainda mais se essa massagem vier recheada de benefícios para o nosso corpo!

Esse é o caso da reflexologia podal, uma técnica de massagem super antiga que através da pressão em determinados pontos nos pés proporciona um efeito positivo nos órgãos correspondentes à esses pontos.

O terapeuta é capaz de sentir quais órgãos estão em desequilíbrio através da sensibilidade em determinados pontos ou pela sensação de areia por baixo da pele.

A função dessa técnica de massagem é justamente deixar o corpo em perfeito equilíbrio, reduzir as tensões e relaxar,  melhorar a circulação sanguínea e dissolver os cristais de cálcio e ácido úrico depositados nos pés.

É claro que a reflexologia não é uma substituta para os tratamentos médicos. Ela é apenas uma forma de prevenir e aliviar os sintomas de algumas doenças e disfunções.

Portrait of a young girl enjoying a healthy skin treatment at a spa resort.

Ela é complementar no tratamento de várias doenças e é super indicada no alivio de dores na coluna, dor muscular, dor de cabeça e enxaqueca, dor no estômago.

Também em casos de inflamações como cistite, sinusite, amigdalite e rinite.

Para nós mulheres, é uma excelente forma de amenizar os terrores da TPM e cólicas menstruais. Ajuda a amenizar ainda os sintomas da síndrome do ovário policístico e da menopausa.

Também ajuda a aliviar problemas como gastrite, azia, má digestão e intestino preguiçoso.

Insônia, asma, ansiedade e depressão também são males em que a reflexologia é de grande ajuda.

Existe um mapa que descreve exatamente quais os pontos e seus órgãos correspondentes. A reflexologia ensina que os polegares correspondem a cabeça e ao pescoço a parte carnuda do pé corresponde ao peito e pulmões, o arco correponde aos orgãos internos, o calcanhar ao nervo ciático e área pélvica e o osso ao longo da curvatura do pé corresponde a espinha.
O lado direito do corpo é tem pontos reflexos no pé direito e o lado esquerdo do corpo tem pontos reflexos no pé esquerdo.
imagem2

A reflexologia também pode ser feita nas mãos, no rosto e nas orelhas, porém os pontos reflexos dos pés são mais fáceis de identificar e por isso eles se tornam o local onde a técnica é mais utilizada.

Até os bebês podem aproveitar essa técnica de massagem! Isso mesmo, tem reflexologia para mini pezinhos também. Que tal acalmar seu baby com uma massagem nos pés?!

reflexologia-podal-bebes2

Como tudo nessa vida, também existem algumas contraindicações: infecções e feridas, trombose, tromboflebite e diabetes descompensada. Ah, as gravidinhas também não devem fazer pelo menos até o 3º mês de gestação (só pode com autorização do médico, é claro).

Essa delícia de tratamento é a #DicaDaEsteticista dessa semana! Se você nunca fez, procure um fisioterapeuta ou acupunturista e marque uma sessão para descobrir os benefícios dessa técnica milenar que até hoje apaixona todo mundo que experimenta!

Super beijo e até a próxima #DicaDaEsteticista!

____________

contato@talisteiner.com.br
facebook.com/talisteiner