Olá meninas, tudo bem?

O post de hoje é sobre uma vitamina que há muito tempo deixou de ser usada só para tratar resfriados!

A Vitamina C é uma grande aliada na luta contra o envelhecimento da pele. Vamos descobrir por quê?

Pois bem, na falta de uma…. a nossa pele envelhece de duas formas.

Primeiro, existe o envelhecimento intrínseco que é o nosso corpo envelhecendo naturalmente. As células vão se renovando com menor frequência, os hormônios vão mudando, as fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, vão se degradando, ou seja, é a nossa genética agindo a favor das rugas.

No envelhecimento intrínseco não há muito o que se fazer, afinal nosso corpo tem uma vida útil e é natural que ele vá se deteriorando ao longo do tempo.

Um bom exemplo é o filme  “A incrível história de Adeline”, se você ainda não assistiu, desculpe o spoyler que vem na sequência!

No filme, a protagonista sofre um acidente e tem sua estrutura genética modificada de forma que suas células cessam o processo de envelhecimento intrínseco. E aí, não bastasse ser Blake Lively, ela seria jovem para sempre! Rsrs…

Mas é claro que isso só é possível nos filmes, infelizmente.

vitaminac_envelhecimentodapele

O nosso corpo envelhece também por fatores extrínsecos, ou seja, que vem de fora.

Você já deve ter ouvido falar sobre os radicais livres. Eles estão muito presentes na nossa vida, mas não são nossos amigos!
Esses radicais são resultado da nossa alimentação incorreta, tabagismo, exposição solar… ou seja, tudo aquilo que a gente sabe que faz mal, mas faz do mesmo jeito!

Os radicais livres promovem um evento no nosso organismo, chamado oxidação. Basicamente, eles danificam o DNA e a membrana das células e, entre outras coisas, degradam as fibras de colágeno e elastina, que a gente sabe serem importantíssimas para a firmeza da pele.

Para evitar esse processo de oxidação, utilizamos substâncias antioxidante. Termo que você também já deve ter lido várias vezes em produtos cosméticos, mas provavelmente não sabia o que significava…

Então é isso: Os antioxidantes são responsáveis por controlar a ação dos radicais livres!

O vinho e o chocolate, não são considerados vilões na nossa alimentação, se forem consumidos com moderação, pois possuem essa ação antioxidante. Através da Gourmeterapia e da Vinoterapia, essas duas delícias já são figurinhas carimbadas nos tratamentos estéticos também!

vitaminac_envelhecimentodapele

Um dos antioxidante mais conhecidos e amados é a Vitamina C (ácido ascórbico). Ela age desintoxicando as células e combatendo a ação oxidativa dos radicais. Ou seja, é uma grande aliada no combate ao envelhecimento.

Alguns estudos relatam que ao usarmos cremes com vitamina C, podemos criar uma camada fotoprotetora na pele. O que isso significa?
Que devido à sua maravilhosa ação, a vitamina C protege a nossa pele dos radicais livres resultantes da exposição solar, diminuindo os danos que essa exposição causaria na nossa pele!

Mas, isso não quer dizer que você pode tomar vitamina C e correr pro sol sem filtro solar, viu!

Porém, essa é uma época interessante para introduzir na sua rotina de beleza um cosmético que contenha essa vitamina na sua composição! Assim você estará tratando os sinais do envelhecimento e prevenindo os danos que o verão que vem por aí traria para a sua pele.

Por diminuir a produção de melanina (pigmento da nossa pele que quando em excesso resulta em manchas),  temos ainda benefícios no tratamento de hiperpigmentação.

Temos três formas de incluir a vitamina C na nossa pele: Cremes de ação local, alimentação e suplementação.

Todas são eficazes no combate ao envelhecimento da pele, porém temos mais estudos comprovando bons resultados com o uso dos cosméticos.

E, segundo especialistas, a ingestão de vitamina C através dos alimentos é melhor do que a suplementação.

Então a dica de hoje é incluir um creminho com vitamina C na sua rotina e acrescentar na alimentação mais frutas cítricas e hortaliças ricas em vitamina C! Se joga…

vitaminac_envelhecimentodapele

Eu tenho um caso de amor com essa vitamina, sei o bem que faz e por isso sempre uso e recomendo!
Aliás, meu primeiro post aqui no TheSelf foi sobre um tratamento super legal que é à base desse ativo!

Clique aqui para conhecer um pouquinho mais sobre o Efeito Pele Nova!

E aqui para ver a opinião da Sabrina, que fez o tratamento aqui comigo!

Super beijo a todas

E até a próxima #DicaDaEsteticista

___________

contato@talisteiner.com.br
facebook.com/talisteiner