Oi pessoal! Tudo bem?

A delícia de trabalhar com estética é a constante evolução dos tratamentos e consequente melhoria nos resultados na pele das clientes.

Meu novo queridinho é o Microagulhamento, também conhecido como Terapia de Indução de Colágeno, Terapia Percutânea de Colágeno ou Micro Estimulação Indutora…

São vários nomes para o mesmo tratamento TOP!

Você já deve ter ouvido falar dele, que começou a ser conhecido depois que a Kim Kardashian postou uma foto com o rosto cheio de pontinhos de sangue e causou alvoroço nas redes sociais. Outras famosas que são adeptas da técnica e também já postaram fotos durante o procedimento são Luciana Gimenez e a top Gisele que fez um ensaio fotográfico com o rosto “microagulhado”

A técnica consiste na aplicação de um rolinho com 540 microagulhas, que variam de tamanho de acordo com a intenção do tratamento, podendo variar de 0,20mm até 3mm.

Essas microagulhas provocam “furinhos” na pele, que aumentam significativamente a produção de colágeno e também auxiliam na penetração de ativos cosméticos.

As principais indicações para o tratamento são:

  • Rejuvenescimento da face, pescoço, orelhas e mãos;
  • É excelente no tratamento de cicatriz de acne;
  • Estrias;
  • Rugas e linhas de expressão;
  • Flacidez facial e também corporal;
  • Poros dilatados;
  • Como auxiliar no tratamento de manchas;
  • Terapia capilar em alguns casos de alopécia

Microagulhamento_estetica

Com o microagulhamento conseguimos tratar a pele profundamente sem remover a camada superficial,  isso torna o tratamento menos agressivo que o laser, mas com resultados tão bons quanto.

A vermelhidão desaparece em pouco tempo, portanto não há necessidade de se afastar da sua rotina diária. O sangramento excessivo que vemos em algumas fotos do procedimento e que assustam um pouco são resultado de procedimentos médicos com agulhas maiores, ok?

Para escolher o tamanho ideal das agulhas, deve ser realizada uma avaliação cuidadosa da pele.

As menores, de 0,20mm a 0,30mm são praticamente indolores e servem para aumentar a penetração de ativos cosméticos. Nesse caso, podem ser utilizadas até três vezes por semana.

A partir de 0,50mm já existe o estímulo da produção de colágeno. O ideal é um intervalo de 21 dias entre as sessões, pois é o tempo necessário para a remodelação e deposição do colágeno na pele. A agressão é um pouquinho maior e pode ser utilizado um anestésico tópico, como a lidocaína, para tornar o procedimento mais agradável.

Para agulhas acima de 2mm o ideal é a aplicação com intervalo de 6 meses. Devido a maior profundidade da agressão na pele, já se torna um procedimento exclusivamente médico que deve ser feito com anestesia.

Microagulhamento_estetica

Eu costumo trabalhar com o roller de 0,50mm. Pois ele possibilita um grande estímulo na produção do colágeno e entrega os cosméticos exatamente onde eu quero que eles tenham a sua ação, sem causar grande desconforto para a cliente.

Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente para o tratamento. Com o roller de 0,50mm já tive relatos de cócegas (sim, cócegas!) e pequenos incômodos, mas nunca aconteceu de alguém não aguentar a sessão tranquilamente até o fim. Eu já recebi o tratamento sem passar nenhum anestésico e achei super tranquilo (e olha que eu sou dolorida!)

Logo após a aplicação do roller em cada região, aplicamos o cosmético ideal para o tratamento da pele. Normalmente em forma de sérum, aplicamos fatores de crescimento, vitamina c, antioxidantes, ácido hialurônico entre outros ativos.

Nesse momento há um pequeno ardor, mas é por um bom motivo então todo mundo arde feliz 😉

Não se deve usar nenhum produto antiinflamatório nem calmante após o procedimento.

O filtro solar só pode ser aplicado depois de 4 horas do microagulhamento para não haver tamponamento da pele tratada, que pode resultar em acne. Eu costumo sempre agendar esse procedimento para o final da tarde por esse motivo. Após esse período o filtro solar (no mínimo FPS30) deve ser um cuidado constante e intensivo, sendo reaplicado religiosamente.

Os produtos para uso em casa indicados pela profissional também devem ser utilizados corretamente, pois o bom resultado do tratamento também depende desse cuidado!

Microagulhamento_antes_e_depois

É importante destacar que o rolo é descartável e deve ter registro na ANVISA! Ele vem esterilizado por radiação gama e depois de utilizado deve ser descartado em local adequado. É proibido por lei sua reutilização, mesmo que seja na mesma pessoa. Pois além de perder o corte, é impossível evitar a proliferação de bactérias entre uma sessão e outra.

Isso torna o tratamento um pouquinho mais caro, mas também muito mais seguro!

O microagulhamento também pode ser feito na pele masculina, e é um excelente aliado na recuperação de sequelas de acne.

Microagulhamento_estetica

Algumas de suas contra indicações são: Acne ativa, tendência a queloide, pacientes fazendo uso de isotretinoina (Roacutan), gravidez, herpes simples ativa, diabetes, rosácea e peles muito sensíveis, tratamento com corticóides ou anticoagulantes, entre outros.

O microagulhamento vem ganhando o coração de esteticistas e clientes no país inteiro (no exterior já é amado faz tempo). Se tiver alguma dúvida ou relato sobre o procedimento, manda pra mim aqui nos comentários ou no contato@talisteiner.com.br que ficarei feliz em responder!!!

Espero que todas tenham a oportunidade de conhecer essa maravilha de tratamento e que se apaixonem por ele assim como eu!

Super beijo a todas e até a próxima #DicadaEsteticista

Tali Steiner