Ficar livre dos pelos é o desejo de muita gente! Por isso a #DicaDaEsteticista de hoje traz respostas para as dúvidas mais comuns quando pensamos na depilação a laser.

Como o laser age na depilação?

  • O laser para depilação tem um comprimento de onda específico que será absorvido apenas pela melanina do pelo (preservando o restante da pele). Essa absorção provoca um intenso aquecimento localizado que danifica o folículo piloso, estrutura responsável pela produção do pelo, retardando ou evitando a produção de um novo fio.

Qualquer pessoa pode fazer?

  • O alvo do laser é a melanina, que dá cor ao pelo, por isso, quanto mais escuro o pelo, mais eficaz é o tratamento. Como nos pelos brancos, grisalhos e louros há uma falta de pigmentação, o resultado é praticamente nulo nesses casos.
    A melanina é o pigmento que também dá cor à pele, então é importante ter bastante cuidado na sua aplicação, pois a melanina da pele também atrai a luz, podendo causar manchas nas pessoas morenas ou bronzeadas, tornando-se mais indicado o seu uso em pessoas de pele clara e pelos escuros. O tratamento em peles escuras é mais delicado, necessitando de maior número de sessões pois será utilizada uma potência menor do equipamento para evitar danos à pele e só deve ser feito por um profissional de confiança.

Quantas sessões são necessárias?

  • Alguns fatores vão influenciar o número de sessões necessárias para alcançarmos a redução definitiva dos pelos, como sexo, cor da pele, cor do pelo, região do corpo, disfunções hormonais e hereditariedade.
  • Além disso tudo, os pelos do nosso corpo tem um ciclo de vida com três fases. A fase ideal para a ação do laser é a fase de crescimento (anágena), porém nem todos os pelos se encontram nesta fase ao mesmo tempo. Por isso, podem ser necessárias várias sessões para encontrar todos os pelos na fase ideal e obter o melhor resultado (normalmente entre 5 e 10 sessões).

Quanto tempo entre uma sessão e outra?

  • Esperamos pelo menos 30 dias entre uma sessão e outra, assim os pelos que estejam na fase de repouso (telógena) passam para a fase de crescimento (anágena), tornando-se mais vulneráveis ao tratamento.

Posso depilar os pelos entre uma sessão e outra?

  • O laser é absorvido pela melanina presente na raiz do pelo, então é importante não utilizar métodos de depilação que removam essa raiz.  Ou seja, cera, pinça e linha devem ficar de lado por pelo menos duas semanas antes da primeira sessão e durante todo o tratamento também. Apenas depilação com lâminas, aparadores e cremes depilatórios estão liberados. No dia anterior à sessão, os pelos devem ser raspados com a lâmina. 

Há contra indicações para o laser?

  • O laser não é indicado para gestantes (alguns médicos liberam determinadas regiões após o terceiro mês, converse com o seu médico à respeito).
  • Pessoas que utilizam o medicamento Isotretinoina (Roacutan) não devem fazer a depilação a laser.
  • Não deve ser feito em regiões com tatuagens;
  • Peles bronzeadas (Não tomar sol 15 dias antes, nem aplicar autobronzeador na semana anterior ao tratamento);
  • Pacientes com hipotensão devem ser tratados com cuidados especiais, pois a dilatação dos vasos pode ocasionar uma queda de pressão arterial perigosa.
  • Não deve ser aplicado sobre feridas e hematomas recentes.
  • Deve-se proteger os olhos pois a radiação passa mesmo pelas pálpebras fechadas.

Fiz uma sessão e meus pelos parecem estar crescendo normalmente, o que aconteceu?

  • É normal que alguns dias após o tratamento, haja uma “expulsão” dos pelos, o que dá a falsa impressão de crescimento habitual, porém esses pelos ficam soltos e são facilmente arrancados.

Preciso modificar minha rotina após as sessões?

  • Atualmente os equipamentos de laser utilizam uma tecnologia de luz chamada não ablativa que não provocam alterações  na pele que obriguem o afastamento do trabalho e das atividades cotidianas, então fique tranquila.

Os pelos voltam a crescer?

  • Os folículos pilosos, onde os pelos são formados, têm um grande poder de regeneração e podem voltar a produzir  pelos depois de algum tempo, principalmente se houver a ocorrência de distúrbios hormonais. Porém, quando isso ocorre, geralmente os pelos são mais finos, claros e de crescimento mais lento. É importante fazer algumas sessões esporadicamente para manter o resultado desejado.

A sessão é dolorida?

  • Se você costuma fazer depilação com cera, fique tranquila, a aplicação do laser é bem menos dolorida! É normal sentir algumas “beliscadinhas”, mas a utilização de um anestésico tópico à base de lidocaína dá conta do recado e diminui bastante a sensibilidade.

Quanto tempo demora a sessão?

  • Vai depender de quantas regiões você vai depilar, regiões pequenas como buço e axila levam cerca de 5 minutos. Regiões maiores, como meia perna, levam cerca de 30 minutos.

Quais cuidados devo ter depois da sessão?

  • O principal cuidado é evitar exposição solar, aplicar filtro solar FPS30 e, se a pele ficar sensível, aplicar água termal para acalmar e hidratar.

Com quantos anos posso começar a fazer a depilação a laser?

  • Como as alterações hormonais podem influenciar no reaparecimento dos pelos, é interessante esperar o fim da puberdade para iniciar o tratamento.

Qual a diferença entre o laser e a luz pulsada?

  • O laser tem um comprimento de onda específico para a depilação, oferecendo um resultado mais rápido e seguro. A luz pulsada tem diversos comprimentos de onda, tendo a necessidade de mais sessões para chegar ao resultado desejado, porém é o método mais indicado para pelos finos e peles morenas e negras.

Qual o valor da sessão?

  • Os valores das sessões variam bastante de acordo com a região do país, mas em média o custo é de R$100,00 à R$500,00 dependendo da região tratada.

Posso fazer depilação a laser no verão?

  • Pode, desde que você não esteja com a pele bronzeada nem se exponha ao sol entre as sessões. Se você gosta de aproveitar a praia e piscina, sugiro que espere o verão passar para iniciar seu tratamento.

depilação-a-laser

Algumas pessoas são fãs do laser, outras acham um luxo desnecessário. Particularmente, acho uma  ótima solução para algo que nos incomoda bastante.
Considerando uma média de 8 sessões, com intervalo de 30 dias, são 8 meses de tratamento que vão proporcionar um resultado a longo prazo, onde não haverá sofrimento com cera, nem constrangimento com pelinhos fora do lugar. Só isso  já vale cada centavo investido!
Podemos acrescentar ainda, nos benefícios da depilação a laser, a solução para quem tem alergia à cera ou sofre com a foliculite.
E também a depilação masculina, onde é cada vez maior o número de homens que buscam o laser para se livrar dos pelos da barba, braços, abdômen, peito e costas.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato que eu respondo com o maior prazer!
Super beijo e até a próxima #DicaDaEsteticista!