Cílios e sobrancelhas bem marcados é o desejo de grande parte das mulheres e é sobre eles que vamos conversar hoje.

Os cílios e sobrancelhas, além de serem a moldura dos nossos olhos, têm a nobre função de proteger contra a poeira e poluição que podem agredir nossa visão, por isso merecem cuidados especiais para que estejam sempre saudáveis.

Diversas doenças como o vitiligo, as alopécias e a dermatite seborreica podem atingir os cílios levando à despigmentação, queda e inflamação das pálpebras. O uso abusivo de máscaras para cílios pode fazer com que os fios caiam mais do que o normal, além do curvex que pode quebrar os fios e dificultar o crescimento dos mesmos, a maquiagem depositada na região pode causar doenças, como o terçol e blefarite seborreica (caspa nas pálpebras).

Assim, é extremamente importante a retirada da maquiagem com demaquilante próprio para a região ou xampu neutro principalmente os infantis, pois além de retirar a maquiagem, não agridem os olhos e dificilmente causam alergias, podendo ser utilizados até por gestantes.

A dermatite mais comum nessa região é a dermatite seborreica, ela surge como pequenas caspas nas palpebras, na base dos cílios, podem levar à inflamação dessa região causando a blefarite. É causada pelo excesso de oleosidade, cosméticos, queda da imunidade, ação de bactérias etc. Para o tratamento adequado o oftalmologista e o dermatologista são os médicos capacitados, mas o cuidado básico, como já falei acima, é a limpeza adequada da região.

inflamacaociliosesobrancelhas

Existem diversos produtos que auxiliam no crescimento dos cílios, como alguns tipo de colírios, mas devem ser usados sob indicação e  supervisão de um especialista, já que a área é delicada e uma reação alérgica pode trazer diversos problemas. 

Engana-se quem acha que com as sobrancelhas os cuidados são diferentes lavar e hidratar as sobrancelhas é fundamental para manter a região saudável e bonita. A hidratação pode ser feita com prudutos a base de dexpantenol e com hidratantes específicos para cílios e sobrancelhas.

Para quem ama cílios longos, pode aplicar aqueles cilios postiços que nos deixam com olhar poderoso, mas como aquela colinha pode arrancar os nossos próprios cílios, eles não podem ser usados sempre, somente naquela festa chiquérrima!

Sobre procedimentos como alongamento e permanente temos que ficar atentas aos produtos utilizados para evitar possíveis irritações e alergias, todos devem ter registros na ANVISA e, se possivel, devem ser testados antes.

Espero que aproveitem as dicas para que fiquem com aquele olhar marcante!

Mariangela Resende San Giacomo  – Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP

Residência Médica em Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Estética pela Faculdade de  Medicina de Botucatu – UNESP             

Título de Especialista em Dermatologia pela  Sociedade Brasileira de Dermatologia     

Consultório: Rua Quintino Bocaiúva 1026, Vila Seixas, Ribeirão Preto – SP  | TEL: (16) 32365554 | E-mail: mari_ananete@yahoo.com.br